SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Advantages and disadvantages perceived by key populations in the use of pre-exposure prophylaxisContributions of psychoanalysis to performance at the cardiology clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mudanças

Print version ISSN 0104-3269On-line version ISSN 2176-1019

Abstract

ALMEIDA, Alessandra Messias de  and  RIBEIRO, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana. Sintomas depressivos e fatores associados em puérperas de um hospital-escola em Cuiabá/MT. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 21-26. ISSN 0104-3269.

A Depressão Pós-Parto (DPP) é um problema de saúde pública mundial. Os fatores de risco para seu desenvolvimento podem variar considerando-se aspectos psicossociais. Este estudo objetivou identificar sintomas depressivos e fatores associados em puérperas no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), na cidade de Cuiabá - MT. Participaram 30 puérperas, entre 18 anos e 39 anos (M= 26,96 anos). Como instrumentos foram utilizados entrevista semiestruturada e questionário PHQ-9. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e do modelo de regressão linear simples (Teste F), que correlacionou dados da entrevista e escores do PHQ-9. Como resultados, constatou-se que a maioria eram multíparas, com baixa escolaridade e em relacionamento estável. Apresentaram sinais de risco para o desenvolvimento da DPP metade das participantes, sendo o estresse gestacional o principal fator associado. Os resultados evidenciam a importância da identificação precoce dos sintomas depressivos e ressaltam a importância da avaliação psicológica para tal identificação na área da saúde.

Keywords : Depressão pós-parto; Avaliação Psicológica; PQH-9.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License