SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Contribuições da psicanálise à atuação na clínica cardiológicaQualidade de vida de mulheres negras com câncer de mama: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

BATISTA, Mitlene Kaline Bernardo; QUIRINO, Túlio Romério Lopes  e  SILVA, Maria Vanessa da. Violência contra crianças na atenção primária à saúde: uma proposta de matriciamento. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 35-42. ISSN 0104-3269.

O artigo visa debater uma proposta de matriciamento sobre a temática "Violência contra Crianças" voltada para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), como forma de prevenção e construção de estratégias de enfrentamento. Método: trata-se de um relato de experiência. Como eixo norteador da intervenção, foram realizadas oficinas temáticas junto a profissionais de três equipes de ESF, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Resultados: são destacadas duas dimensões para apreciação da experiência: a primeira considera os efeitos da intervenção proposta, destacando suas ressonâncias e possibilidades de transformação nas equipes; a segunda reflete as dificuldades enfrentadas, indicando as limitações e desafios. Conclusão: a maioria dos profissionais se sente despreparada para lidar com a violência presente no território. É necessário que iniciativas educacionais, como a proposta, sejam desenvolvidas sobre o tema, visando a qualificação das equipes. Apontamos o uso das oficinas como ferramenta estratégica para o Apoio Matricial.

Palavras-chave : Maus-tratos infantis; Atenção Primária à Saúde; Educação Profissional em saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License