SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Violência contra crianças na atenção primária à saúde: uma proposta de matriciamentoTranstorno de escoriação: diagnóstico e intervenção - uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

SANTOS, Esthér Aparecida Silva dos  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Qualidade de vida de mulheres negras com câncer de mama: uma revisão de literatura. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 43-50. ISSN 0104-3269.

Há mais de duas décadas, a Organização da Mundial da Saúde propôs uma definição para Qualidade de Vida (QV) e, desde então, numerosas pesquisas têm sido desenvolvidas em diferentes especialidades. Caracterizada pela multidimensionalidade, subjetividade e dinamismo, a QV abrange diversos domínios da existência humana, incluindo-se fatores de natureza sociocultural, como gênero e etnia. Considerando a necessidade de ampliar conhecimentos específicos sobre QV, realizou-se uma revisão da literatura especializada, publicada entre 2014 e 2019, sobre QV de mulheres negras com câncer de mama. Para tanto, foram consultadas as bases BVS Psi, SciELO, MEDLINE/PubMed. Identificaram-se oito artigos, cuja análise apontou alguns indicadores relacionados à percepção negativa da QV: sintomas depressivos e ansiosos, idade inferior a 50 anos, estar em quimioterapia e tipo de câncer. Constatou-se, também, que bem-estar espiritual/religioso sobressaiu como fator associado a uma percepção de QV mais favorável. Concluiu-se que mais estudos são necessários, notadamente para fundamentar intervenções em Oncologia.

Palavras-chave : qualidade de vida; câncer da mama; origem étnica e saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License