SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Qualidade de vida de mulheres negras com câncer de mama: uma revisão de literaturaNarcisismo Parental e Depressão diante do câncer do(a) filho(a) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

TANIZAKA, Hugo; GIUSTI, Amanda; SANTOS, Karen  e  FRUGOLI, Rosa. Transtorno de escoriação: diagnóstico e intervenção - uma revisão sistemática. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 51-62. ISSN 0104-3269.

O Transtorno de Escoriação é o ato repetitivo e compulsivo de provocar lesões na própria pele, sendo caracterizado como patológico quando é recorrente, o que causa desconforto e por diversas vezes gera sensação de culpa pela lesão, podendo gerar sofrimento psíquico significativo além de afetar direta e indiretamente a relação do indivíduo com si próprio e com o outro. O método para esta pesquisa foi a partir de uma revisão sistemática da literatura, com base na estratégia PRISMA, o que permitiu realizar uma coleta ampla e variada de diversos trabalhos realizados nesta temática, tanto na literatura nacional quanto internacional. Enquanto resultados, constatou-se que o transtorno possui maior predominância em mulheres, podendo também ser apresentado em indivíduos com outras comorbidades. Verificou-se também a necessidade de se refletir sobre este transtorno de um ponto de vista interdisciplinar, no qual a Psicologia pode contribuir significativamente com os aspectos subjetivos dos sujeitos acometidos por este transtorno.

Palavras-chave : Transtorno de escoriação; Dermatilomania; Psicossomática; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License