SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Skin picking: diagnosis and intervention - a systematic review of literatureThe diagnosis of hypersexual disorder under (psycho)analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mudanças

Print version ISSN 0104-3269On-line version ISSN 2176-1019

Abstract

ALVES, Carina Cannavô  and  PARABONI, Patrícia. Narcisismo Parental e Depressão diante do câncer do(a) filho(a). Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 63-70. ISSN 0104-3269.

Os casos de câncer entre crianças e jovens têm aumentado, o que gera abalo e necessidade de reorganização subjetiva e relacional em muitas famílias. O objetivo desse artigo é discutir o possível impacto no narcisismo parental do diagnóstico e ameaça de morte do filho acometido de câncer. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa a partir da qual obtemos resultados que destacam a importância da família como principal cuidador dos pacientes infanto-juvenis e o quanto pode ser desestruturador para os pais as perdas geradas pelo adoecimento do filho. A partir disso abordou-se o processo de constituição narcísica, dos ideais e o potencial impacto do diagnóstico de câncer do filho no narcisismo parental. Tais aspectos levaram à temática da crença narcísica e da depressão como um dos possíveis desdobramentos da situação de adoecimento do filho no psiquismo parental.

Keywords : Narcisismo; Depressão; Relações pais-filhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License