SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Transtorno de escoriação: diagnóstico e intervenção - uma revisão sistemáticaO diagnóstico de transtorno hipersexual sob (psic)análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

ALVES, Carina Cannavô  e  PARABONI, Patrícia. Narcisismo Parental e Depressão diante do câncer do(a) filho(a). Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 63-70. ISSN 0104-3269.

Os casos de câncer entre crianças e jovens têm aumentado, o que gera abalo e necessidade de reorganização subjetiva e relacional em muitas famílias. O objetivo desse artigo é discutir o possível impacto no narcisismo parental do diagnóstico e ameaça de morte do filho acometido de câncer. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa a partir da qual obtemos resultados que destacam a importância da família como principal cuidador dos pacientes infanto-juvenis e o quanto pode ser desestruturador para os pais as perdas geradas pelo adoecimento do filho. A partir disso abordou-se o processo de constituição narcísica, dos ideais e o potencial impacto do diagnóstico de câncer do filho no narcisismo parental. Tais aspectos levaram à temática da crença narcísica e da depressão como um dos possíveis desdobramentos da situação de adoecimento do filho no psiquismo parental.

Palavras-chave : Narcisismo; Depressão; Relações pais-filhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License