SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Narcisismo Parental e Depressão diante do câncer do(a) filho(a)Percepção sobre uso de substâncias psicoativas em estudantes universitários: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

SENA, Rômulo Mágnus de Castro et al. O diagnóstico de transtorno hipersexual sob (psic)análise. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 71-75. ISSN 0104-3269.

O presente artigo tem por finalidade discutir como concepções psicanalíticas podem fornecer subsídios à fundamentação clínica do transtorno hipersexual dentro do paradigma biomédico de atenção à saúde mental. Embora se reconheça que os campos de saberes da Psiquiatria e Psicanálise tenham entendimentos e abordagens muito distintas e próprias acerca de psicopatologia, para que o diálogo se tornasse profícuo, a lógica discursiva foi estruturada adotando-se uma equivalência semântica entre Parafilias e Perversões, e entre o Transtorno Hipersexual e a Compulsão Sexual. Ao que parece, o compulsivo sexual flerta com a morte, tendo em vista que sob a ilusão de alcançar uma satisfação plena, ele aceita o ônus da escoação de sua energia libidinal através do sexo, o qual passa a adquirir um caráter de necessidade e não mais de desejo.

Palavras-chave : Perversão; Compulsão Sexual; Princípio do Prazer-Desprazer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License