SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2O diagnóstico de transtorno hipersexual sob (psic)análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

LINS, Emerson Feitosa; BARBOSA, Kevan Guilherme Nóbrega  e  RIBEIRO, Mara Cristina. Percepção sobre uso de substâncias psicoativas em estudantes universitários: uma revisão integrativa. Mudanças [online]. 2020, vol.28, n.2, pp. 77-84. ISSN 0104-3269.

A pesquisa buscou integrar o conhecimento relativo à percepção dos estudantes universitários em relação aos riscos no uso e abuso de substâncias psicoativas. Objetivou-se verificar se a percepção em relação ao risco poderia ser um fator que contribui para o uso, bem como a proximidade com os colegas e o pertencimento a grupos que façam uso dessas substâncias. Foram seguidos os passos de uma revisão integrativa. 27 estudos foram incluídos por estarem de acordo com os critérios estabelecidos. Os achados sugerem que há uma associação significativa entre a maneira como o estudante universitário percebe os riscos e o seu padrão de consumo de drogas, bem como a relação que ele estabelece com os pares e demais colegas. Outro aspecto relevante foi a evidência sobre o uso de substâncias que só podem ser adquiridas com prescrição médica e que são utilizadas de forma indiscriminada para o aumento do desempenho acadêmico.

Palavras-chave : Abuso de Substâncias Psicoativas; Universidade; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License