SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Rede de apoio da criança acolhida: a perspectiva da criança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Mudanças

versión impresa ISSN 0104-3269versión On-line ISSN 2176-1019

Resumen

BRAUN, Sumaya Virgilia Monteiro et al. Práticas de cuidado de mães de crianças com paralisia cerebral. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 1-8. ISSN 0104-3269.

Essa pesquisa teve por objetivo investigar as práticas de cuidado de mães de crianças com paralisia cerebral (PC), residentes na cidade de Belém e Região Metropolitana. Para isso foi necessário correlacionar variáveis sociodemo gráficas com a variável prática de cuidado e suas dimensões. A amostra foi composta por 24 mães de crianças com PC e os instrumentos utilizados foram o Inventário Sociodemográfico, o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa, e a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidados. Como resultado, foi possível conhecer a influência do comportamento da mãe no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral a partir das características das práticas de cuidado. Em geral, observou-se que as mães apresentam práticas menos efetivas de cuidado, sendo a dimensão Estimulação por objeto (P-EO) a de maior percentual para a quanto às práticas menos efetivas e os Cuidados primários (P-CP) a dimensão de maior percentual de práticas mais efetivas.

Palabras clave : práticas de criação infantil; paralisia cerebral; parentalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License