SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Práticas de cuidado de mães de crianças com paralisia cerebralAposentadoria na perspectiva de trabalhadores do setor privado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

FURTADO, Monalisa Pereira; MAGALHAES, Celina Maria Colino; JUNIOR DA SILVA, Agnes de Maria  e  SANTOS, Juliana de Oliveira dos. Rede de apoio da criança acolhida: a perspectiva da criança. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 9-20. ISSN 0104-3269.

A primeira formação de rede de apoio tende ocorrer no contexto familiar. Posteriormente, as redes se estendem para a família extensa, amigos, professores. Para as crianças que vivenciam o acolhimento institucional, soma-se a formação de vínculos no interior da instituição. O presente estudo objetivou conhecer a rede de apoio de crianças em acolhimento institucional. Participaram do estudo oito crianças, entre quatro e dez anos. Utilizaram-se questionários para caracterização sociodemográfica e o Mapa dos cinco campos. Principais resultados: 1) A figura da genitora aparece no nível mais alto do mapa para todas as crianças; 2) A família extensa é amplamente representada; 3) Os membros da instituição foram representados de maneira positiva; 4) A maioria das crianças indicou relações negativas com colegas da escola. Conclui-se ser necessário fortalecer a rede de apoio social das crianças, com o intuito de facilitar o processo de reinserção familiar, além de auxiliar no período de acolhimento.

Palavras-chave : criança institucionalizada; interação social; institucionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License