SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Rede de apoio da criança acolhida: a perspectiva da criançaAspectos motivacionais relacionados à prática do método pilates índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

CARVALHO, Luciane Santos Machado de; RODRIGUES, Marilsa de Sá  e  OLIVEIRA, Adriana Leônidas de. Aposentadoria na perspectiva de trabalhadores do setor privado. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 21-32. ISSN 0104-3269.

A aposentadoria e a ruptura do vínculo de trabalho podem causar sofrimento aos trabalhadores. O objetivo desse estudo foi analisar a percepção sobre a aposentadoria de pessoas com idade a partir de 45 anos do setor privado e de profissionais de Recursos Humanos envolvidos em Programas de Preparação para Aposentadoria. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório e, para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, classificadas em categorias apriorísticas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa vinte profissionais selecionados pela rede profissional da pesquisadora e pela técnica "Bola de Neve". Os resultados mostraram a percepção dos participantes quanto ao significado do trabalho como dedicação, realização, fonte de sustento e as perdas em decorrência da aposentadoria. Estas são: assistência médica, ausência da convivência com colegas de trabalho e financeiras. Constatou-se a importância dos Programas de Preparação para Aposentadoria, que oportunizam planejamento e estabelecimento de novos objetivos. Concluiu-se que a aposentadoria foi percebida pelos participantes como oportunidade de maior tempo disponível, qualidade de vida e saúde. Entretanto, demonstraram preocupação em relação ao aspecto financeiro e à manutenção da assistência médica.

Palavras-chave : Gestão; Aposentadoria; Preparação para Aposentadoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License