SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Aposentadoria na perspectiva de trabalhadores do setor privadoIntervenções Psicológicas na Psico-Oncologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

MELO, Cristina Carvalho de et al. Aspectos motivacionais relacionados à prática do método pilates. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 33-40. ISSN 0104-3269.

O presente estudo objetiva identificar os aspectos motivacionais que levam os indivíduos a praticar o Método Pilates. Foi aplicado o questionário IMPRAFE-54 em 52 indivíduos adultos e idosos. Variáveis como sexo, faixa etária e tempo de prática foram consideradas. Para as comparações de grupos foram realizados teste T e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que, de uma forma geral, a amostra se motiva pelo fator saúde seguido pelo prazer. A variável saúde apresentou diferença significativa entre idosos e adultos. Mulheres adultas se motivam mais pelo domínio estética quando comparadas às idosas. Homens adultos se motivam mais pelo domínio saúde quando comparados aos idosos. Entender os aspectos motivacionais relacionados à prática do Método Pilates pode contribuir para uma melhor intervenção diretamente associada à satisfação dos praticantes.

Palavras-chave : Pilates; Motivação; Aspectos Psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License