SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Aspectos motivacionais relacionados à prática do método pilatesPsicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

CAMPOS, Elisa Maria Parahyba; RODRIGUES, Avelino Luiz  e  CASTANHO, Pablo. Intervenções Psicológicas na Psico-Oncologia. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 41-47. ISSN 0104-3269.

O objetivo deste trabalho é divulgar a Psico-Oncologia como uma área de conhecimento que ampliou as possibilidades de atendimento ao portador de câncer seu familiar e equipe de saúde. O surgimento da Psico-Oncologia é influenciado por diversos fatores relacionados ao desenvolvimento das ciências, mas não deixa de ser uma necessidade que responde a uma demanda dos últimos anos, quando o câncer não para de atingir cada vez mais pessoas, levando as pesquisas a descobertas intrigantes, mas que muitas vezes não explicam o surgimento e a evolução da doença. A Psico-Oncologia nasce enfatizando os fatores psicossociais, biológicos e psicológicos no atendimento ao portador de câncer, e busca também uma compreensão maior dos processos de adoecimento e desenvolvimento da moléstia bem como as implicações na vida familiar dos portadores de câncer.

Palavras-chave : Psico-Oncologia; oncologia; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License