SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Intervenções Psicológicas na Psico-OncologiaAspectos psicológicos da fibromialgia - revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

MONTU, Camila Cardoso de Moraes; MORI, Valéria Deusdará  e  BUCHER-MALUSCHKE, Júlia Sursis Nobre Ferro. Psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantil. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 49-64. ISSN 0104-3269.

A presente pesquisa tem o objetivo central de compreender como a psicoterapia dialógica, na perspectiva da Teoria da Subjetividade, pode mobilizar novos processos simbólico-emocionais que favoreçam o desenvolvimento subjetivo infantil. O desenvolvimento subjetivo é um fenômeno complexo e singular, configurado subjetivamente ao longo do tempo, a partir dos diversos sentidos subjetivos que emergem e vão tomando forma na relação com o outro, marcado pela capacidade de o indivíduo gerar novas produções subjetivas que o levem a abrir caminhos e possibilidades de vivenciar suas experiências. Foi realizado um estudo de caso que possibilitou compreender as configurações subjetivas da criança em psicoterapia, gerando inteligibilidade acerca das mudanças e novas produções subjetivas ao longo desse processo. A Epistemologia Qualitativa serviu de base à Teoria da Subjetividade de González Rey, em uma perspectiva cultural-histórica, norteando este trabalho na produção de conhecimento que ocorreu de forma construtivo-interpretativa. A análise interpretativa do caso permitiu evidenciar o caráter subjetivo das relações construídas no espaço psicoterapêutico e a possibilidade de desenvolvimento subjetivo da criança.

Palavras-chave : subjetividade; psicoterapia; desenvolvimento infantil; desenvolvimento subjetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License