SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Psicoterapia dialógica como cenário social favorecedor de desenvolvimento subjetivo infantilEstratégias de prevenção do suicídio em médicos: revisão sistemática de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mudanças

versão impressa ISSN 0104-3269versão On-line ISSN 2176-1019

Resumo

MONTEIRO, Érico Augusto Barreto; OLIVEIRA, Luciene de  e  OLIVEIRA, Walter Lisboa. Aspectos psicológicos da fibromialgia - revisão integrativa. Mudanças [online]. 2021, vol.29, n.1, pp. 65-76. ISSN 0104-3269.

O objetivo do trabalho foi apresentar um panorama descritivo de estudos relacionando aspectos psicológicos à fibromialgia. Foi realizada uma revisão integrativa a partir de levantamento bibliográfico nos bancos Scielo e Pepsic, considerando o período de 2015 a 2019. Foram encontrados 96 artigos e 19 foram selecionados segundo os critérios de inclusão. Os dados foram organizados, tabulados e submetidos a Análise Bibliométrica e de Conteúdo. Resultaram 13 artigos de pesquisa de campo, quatro de revisão bibliográfica e dois psicométricos. Seus conteúdos foram analisados em quatro categorias: "coping e estresse", "ansiedade", "depressão" e "outros aspectos psicológicos". Destacam-se dificuldades de adaptação à enfermidade, com consequências negativas como isolamento social, redução de atividades físicas, fadiga, interferência na vida sexual e no sono, além de estresse como consequência e agravante dos sintomas. Houve prevalência de estudos sobre ansiedade e depressão, com correlação positiva de ambas com a intensidade da dor e outros sintomas da fibromialgia.

Palavras-chave : Fibromialgia; Dor Crônica; Psicologia da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License