SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Reconfiguração sociométrica da família na contemporaneidade: os desafios de crianças e adolescentesTecendo diálogos entre socionomia e psicologia comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

TOLOI, Maria Dolores Cunha  e  SOUZA, Rosane Mantilla de. Conflitos familiares e conjugais na perspectiva dos filhos adolescentes. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 51-66. ISSN 2318-0498.

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa em que, a partir de quatro sociodramas temáticos, obtivemos a compreensão sobre como os adolescentes, filhos de pais de primeira união e filhos de pais divorciados/separados/segundo casamento, compreendem e enfrentam as discórdias interparentais; quais são e como evoluem os temas identificados por eles como sendo conflituosos e quais as soluções dadas neste contexto. Este estudo foi realizado com quarenta e cinco adolescentes de uma escola particular, de nível socioeconômico médio, na cidade de São Paulo. O sociodrama temático demonstrou ser um instrumento apropriado na abordagem de temas desenvolvidos em pesquisa clínica, na compreensão das dinâmicas familiares e no desafio em obter um procedimento educacional e terapêutico que respeitasse os aspectos de vulnerabilidade dos participantes e preservasse sua intimidade. Os resultados foram significativos para a compreensão da dinâmica familiar e dos conflitos. Através da ação criativa, do teatro espontâneo, os participantes puderam expressar como são constituídas as diferentes concepções de família e como os papéis familiares são por eles compreendidos.

Palavras-chave : Sociodrama temático; adolescentes; conflitos conjugais e interparentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )