SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Tecendo diálogos entre socionomia e psicologia comunitáriaCorpos tatuados, relações voláteis: sentidos contemporâneos para o conceito de conserva cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

FEO, Milene De Stefano. Direção socionômica multidimensional AGRUPPAA e a fé tácita no eterno retorno. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 87-104. ISSN 2318-0498.

Neste artigo apresento algumas estratégias de direção socionômica regidas pela "fé" tácita no eterno retorno e pelo exercício sistemático do pensamento complexo, que nesta perspectiva de trabalho é nomeado como Pensar maiúsculo. Tais estratégias desenham parte do método de intervenção socionômica AGRUPPAA, de minha autoria, em desenvolvimento desde 1989. Proponho que as manobras de direção - multidimensionais - percorram quatro ciclos de ação, que podem ou não se sobrepor durante o decorrer de uma sessão. São eles: ciclo protagônico sociométrico; ciclo para a constituição do campo intensivo focado; ciclo de suspensão e introdução da alteridade e ciclo de reconhecimento de identidade e diferenciação. A descrição de tais ciclos trouxe a necessidade de apresentar, ainda que superficialmente, o léxico socionômico utilizado nesta concepção, que pretende ser coerente com a forma de trabalho desenvolvida.

Palavras-chave : Ciclo protagônico sociométrico; constituição do campo intensivo focado; suspensão e introdução da alteridade e ciclo de reconhecimento de identidade e diferenciação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )