SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Corpos tatuados, relações voláteis: sentidos contemporâneos para o conceito de conserva culturalUm espaço para ser: sociopsicodrama em um abrigo para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

FERNANDES, Eni. Atalho e vinheta - uma proposta de entendimento. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 117-135. ISSN 2318-0498.

Trata-se de um estudo que visa à compreensão de Atalho e Vinheta, propõe definições de tais conceitos e discute algumas recomendações e limites em relação a suas aplicações práticas. Apresenta, inicialmente, um levantamento quanto às designações gerais ligadas a esses termos. Em seguida, em função da pouca bibliografia técnica, expõe pesquisa informal realizada com alguns psicodramatistas sobre suas ideias e práticas a respeito desses temas. Analisa essas respostas, intercalando-as com conceitos teóricos do psicodrama e fragmentos de casos clínicos. Passo a passo, extraindo definições parciais, chega a uma proposta de entendimento e distinção entre Atalho e Vinheta.

Palavras-chave : Atalho; concretização; estratégia de direção; rapidez; foco; aquecimento; vinheta; vignette.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )