SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Veredas da pesquisa psicodramática: entre a pesquisa-ação crítica e a pesquisa-intervençãoA psicoterapia no mundo contemporâneo: um affaire coletivo e político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

KIM, Leila Maria Vieira. Psicodrama e intervenção social. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 25-32. ISSN 2318-0498.

Neste artigo é apresentada uma visão ampla do papel de pesquisadorpsicodramatista como sujeito ativo, que interfere técnica e politicamente na solução de problemas da realidade social. Sintetiza a contraposição entre as ciências especulativas e as ciências de vanguarda, definindo o lugar do psicodrama como saber científico. Realça a necessidade de o pesquisador diferenciar entre observação participante, estratégias participativas de planejamento e pesquisa-ação para ter o domínio da técnica científica de intervenção social. Considera que é na pesquisa-ação que o psicodramatista ocupa o seu verdadeiro lugar como pesquisador. Com isso, ele constrói o caminho da utopia com o objetivo de possibilitar o redirecionamento histórico dos movimentos sociais, interferindo politicamente nas "conservas culturais".

Palavras-chave : Intervenção social; técnica científica; pesquisa-ação; utopia e cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )