SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Psicodrama e intervenção socialA visão de Moreno sobre o desenvolvimento do poder nas relações conjugais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

PEREIRA, Arthur Henrique  y  PEREIRA, Ondina Pena. A psicoterapia no mundo contemporâneo: um affaire coletivo e político. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 33-48. ISSN 2318-0498.

O presente trabalho busca estabelecer uma relação entre a forma de vida no mundo contemporâneo - marcado pela presença de refinadas tecnologias, pela deterioração das relações na esfera coletiva e pública e pela excessiva individualização do ser humano, cujo resultado é o aparecimento das subjetividades privatizadas - e a cena da psicoterapia, suas possibilidades e limites na resolução dos sofrimentos psíquicos gerados nesse contexto. Discute-se, a partir da ideia de conserva cultural de Moreno, a possibilidade de a psicoterapia ser o espaço de resgate do caráter coletivo e político da subjetividade, amparando-se em uma associação entre a perspectiva de Moreno e os conceitos de imaginário instituinte (Castoriadis) e fluxos desterritorializados do desejo (Deleuze).

Palabras clave : Contemporaneidade; subjetividade privatizada; psicoterapia; imaginário instituinte; fluxos desterritorializados do desejo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )