SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A psicoterapia no mundo contemporâneo: um affaire coletivo e políticoA construção dos sociogramas e a teoria dos grafos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

FERNANDES, Álvaro Rebouças. A visão de Moreno sobre o desenvolvimento do poder nas relações conjugais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 49-66. ISSN 2318-0498.

A proposta deste trabalho foi avaliar a evolução das relações matrimoniais e esclarecer como elas podem ser compreendidas no contexto de um jogo de poder empreendido pelos casais a partir de seus papéis sociais. Ao desenvolver um estudo qualitativo fenomenológico, promovido com quatro casais residentes em Fortaleza, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semidirigidas. A análise considerou a descrição, a redução e a interpretação fenomenológicas. Buscou-se observar de que modo as negociações decorrentes da convivência matrimonial assumem o aspecto de jogos psicológicos pelo poder desenvolvidos pelos casais, que perpassam as muitas facetas da conjugalidade, incluindo as relações afetivo-sexuais, a parentalidade, a administração dos recursos da família, as profissões dos cônjuges e a interação com as famílias de origem. Os cônjuges utilizam várias formas de poder - como a força e a dominação - para atingir objetivos individuais, e a complementaridade e a cooperação para atingir objetivos comuns. Conclui-se que os papéis sociais estão relacionados a vários aspectos associados às vivências conjugais e podem ainda transformar-se em fonte de satisfação ou de insatisfação, resultantes da progressão do casal nas diversas etapas do ciclo vital da família.

Palavras-chave : Poder; gênero, conceito de papel; fases do ciclo de vida; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )