SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A construção dos sociogramas e a teoria dos grafosEntrevista dialogal: o que pretende de novo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

VALE, Zoé Margarida Chaves. Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola pública. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 79-92. ISSN 2318-0498.

A autora discorre sobre a contribuição do teatro espontâneo como dispositivo de metodologia qualitativa numa pesquisa sobre os sentidos da experiência escolar para os jovens alunos de EJA - Educação de Jovens e Adultos - de uma escola pública de Belo Horizonte. Descreve o funcionamento e o modo de participação dos jovens nas oficinas e no espetáculo final de teatro espontâneo, o qual é apresentado como metodologia sociopsicodramática que se fundamenta nos princípios de pesquisa qualitativa e participante. Apresenta como conclusão: o teatro espontâneo funcionou como um instrumento válido de investigação e de educação para/com os jovens, complementou de forma qualitativa os dados obtidos por outros procedimentos, em especial quanto ao eixo interacional da pesquisa participante, e foi percebido pelos jovens como um espaço relevante de experiência escolar e de subjetivação juvenil.

Palavras-chave : Pesquisa participante com jovens; teatro espontâneo; metodologia sociopsicodramática; educação para/com os jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )