SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola públicaEl lugar de la imaginación en psicodrama o el lugar del psicodrama en la imaginación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MOTTA, Júlia Maria Casulari. Entrevista dialogal: o que pretende de novo?. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.2, pp. 93-102. ISSN 2318-0498.

Este artigo é uma reflexão sobre uma proposta de modelo de entrevista dialogal baseada, em especial, em dois autores: Walter Benjamin (1926- 1984) e Jacob Levy Moreno (1889-1974). Para tanto, discute os conceitos de vínculo entre os participantes, de ética e de realidade suplementar. Desenvolve também a ideia de que visitar o passado é fazer uma viagem rememorativa que reativa um compromisso social, portanto, político. Por fim, reunindo pontos complementares, propõe, como imprescindível, a construção de um projeto dual, cenário da entrevista dialogal. Considera não ser viável treinar pessoas para uma conversa intencional, uma entrevista dialogal. Entretanto, é desejável a construção de motivações, a inserção de pessoas no campo da pesquisa como compromisso político e social.

Palavras-chave : Entrevista dialogal; vínculo, projeto dual; memória e história.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )