SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Além da catarse, além da integração, a catarse de integraçãoSandplay psicodramático - um jogo na interface do psicodrama com a psicologia analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

CORREA, Andrea Raquel Martins. Infância e patologização: crianças sob controle. Rev. bras. psicodrama [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 97-106. ISSN 2318-0498.

Muitas crianças estão sendo submetidas a uma prática terapêutica que medicaliza excessivamente a infância, propiciando que diversos comportamentos e dificuldades, principalmente quando relacionados à escola, sejam abordados como doenças, síndromes ou transtornos. Essa lógica patologizante parece dominar o olhar dos profissionais, tanto na área de educação como na de saúde. A tarefa deste artigo consiste em refletir sobre os mecanismos de controle social que promovem e sustentam esta lógica, considerando suas implicações na vida da criança, cujo destino é, frequentemente, marcado pelo rótulo, pela discriminação e contenção. É urgente a necessidade de se criarem novos olhares, articulando o psicodrama a outros olhares para possibilitar alternativas que garantam uma infância mais livre e saudável.

Palavras-chave : Infância; patologização; protagonista; espontaneidade; sociodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )