SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Psychodramatic Sandplay - play at the interface of psychodrama and analytic psychologyUnderstanding gender relationships through sociodramatic experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

MOTTA, Julia Maria Casulari. 1970: o Congresso que redefiniu o campo do Psicodrama brasileiro. Rev. bras. psicodrama [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 119-128. ISSN 2318-0498.

O artigo apresenta uma leitura sócio-histórica do V Congresso Internacional de Psicodrama e do I Congresso Internacional de Comunidades Terapêuticas, realizados conjuntamente no Masp (1970) - Museu de Arte de São Paulo. Para isso parte da pergunta: "O que aconteceu com o campo do psicodrama a partir da organização do Congresso de 1970?". Para responder a questão desenvolve uma escavação arqueológica e genealógica em documentos oficiais, entrevista pessoas sobre as memórias e história do evento. Procura contextualizar os acontecimentos no cenário nacional e internacional, mostrando que os fatos não são isolados, mas plantados na história coletiva como produtor dessa mesma história. Conclui com algumas reflexões que apontam para a importância desse evento na formação do campo brasileiro do psicodrama.

Keywords : Psicodrama brasileiro; congresso de 1970; história; memórias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )