SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número21970: o Congresso que redefiniu o campo do Psicodrama brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  e  AUAD, Juliana Cal. Compreendendo as relações de gênero por meio da vivência sociodramática. Rev. bras. psicodrama [online]. 2010, vol.18, n.2, pp. 129-143. ISSN 2318-0498.

A questão de gênero tem produzido interessantes reflexões acerca da complementaridade dos papéis de mulher e de homem na pós-modernidade, principalmente com a inserção da mulher no mercado de trabalho e no cenário social. Este estudo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida no curso de graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. O objetivo da atividade foi trazer à tona, por meio da ação, a afetividade que envolve a complexa interação entre papéis femininos e masculinos, e observar a manifestação dos aspectos culturais e conservados nesses papéis. Utilizou-se o sociodrama, método de pesquisa interventiva que busca compreender os processos grupais e intervir em situaçõesproblema, por meio da ação/comunicação das pessoas. Participaram 27 alunos do curso de Psicologia, sendo 19 mulheres e oito homens. Foram produzidas reflexões acerca de como está se dando a complementaridade dos papéis de gênero no contexto sócio-histórico-político-cultural, destacando- se: o desconforto causado pelo espelho psicológico fornecido pelas cenas dramáticas, o incômodo do confronto racional, quando se passa do discurso para a ação concreta, a frustração por não vencer as amarras das conservas culturais, a agressividade como única reação que aflora, quando se trata de conquistar um lugar no cenário social, e a perplexidade ao experimentar viver sob a pele do outro.

Palavras-chave : Gênero; papéis de gênero; sociodrama; psicodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )