SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O Psicodrama agindo em um caso de fobiaÉtica, tirania e psicodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SILVA, Douglas Zacarias da. Estudo Socionômico: como se formam os vínculos de jovens homossexuais vivendo em sigilo com HIV/AIDS. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 75-93. ISSN 2318-0498.

O presente artigo é uma experiência do autor no atendimento a quatro jovens homossexuais que se infectaram com HIV/aids entre os anos de 2006 e 2008 e vivem em sigilo sobre a infecção. Ao utilizar a socionomia, com ênfase na formulação do átomo social e rede sociométrica, foi possível investigar a descoberta do HIV/aids, diante da subjetividade de saber sobre o diagnóstico de uma doença cercada de preconceito e estigma, e como eles administraram essa informação, com quem dividem o fato de viverem com HIV e quais os critérios destas escolhas. Segundo sua rede sociométrica para o HIV, eles compartilham com o namorado (se estão namorando), com poucos amigos e com um dos irmãos, mesmo que tenham mais que um. Em contrapartida, mantêm o sigilo para pai e mãe, apesar da importância afetiva que os genitores têm em sua vida, representada através do átomo social.

Palavras-chave : HIV/aids; sigilo; sociodrama; átomo social; rede sociométrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )