SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Ética, tirania e psicodramaO Psicodrama de Adolf Hitler: um paradigma do Psicodrama e a sua relação com a Multiplicação Dramática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ZENDRON, Cláudia Cecília  e  SEMINOTTI, Nédio Antonio. Papéis sociais femininos e as conservas culturais em relação ao dinheiro: cartografia de uma oficina temática de Psicodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 103-113. ISSN 2318-0498.

Neste artigo relatamos e discutimos uma oficina psicodramática realizada com um grupo de mulheres cuja temática foi focalizada na sua relação com o dinheiro. O grupo foi composto por cinco mulheres e foram realizados quatro encontros com duração de três horas cada. A discussão apoiou-se nos conceitos desenvolvidos por Moreno para o psicodrama, articulados à cartografia como método de análise proposto por Deleuze e Guattari. A partir das cenas dramatizadas desenhou-se uma cartografia das linhas de produção de subjetividade. As conservas culturais que reproduzem a ideologia patriarcal e que se manifestam no desempenho dos papéis sociais e nas suas relações de subordinação e que, por sua vez, constituem um obstáculo à saúde mental das mesmas, foram tomadas como referência para a análise. Acompanhando-se a composição dessas linhas na fabricação da barreira invisível que interfere no modo como as mulheres lidam com o dinheiro, buscou-se, pelo exercício da espontaneidade, incidir em seu traçado, produzindo rupturas nos modos existentes de subordinação.

Palavras-chave : Psicodrama; cartografia; papéis sociais; conservas culturais; gênero; dinheiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )