SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Papéis sociais femininos e as conservas culturais em relação ao dinheiro: cartografia de uma oficina temática de PsicodramaTempo para se relacionar: átomo social e a saúde física e mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MASCARENHAS, Pedro H. A.. O Psicodrama de Adolf Hitler: um paradigma do Psicodrama e a sua relação com a Multiplicação Dramática. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.1, pp. 115-120. ISSN 2318-0498.

O artigo "O psicodrama de Adolf Hitler", um paradigma de grupo na perspectiva psicodramática e sua relação com a multiplicação dramática" apresenta uma comparação entre o trabalho clínico de Moreno com o paciente Karl, que tem um delírio de ser Adolf Hitler, e a multiplicação dramática. O modelo de atendimento de Karl é analisado e o conceito de multiplicação dramática é apresentado em suas linhas gerais. Ressalta-se a contribuição que essa linha de pesquisa aponta sobre os estados espontâneos/criativos, o coinconsciente, as aplicações de conceitos semióticos ao psicodrama, o sentido da cura e a indicação específica desse modelo a algumas patologias e tipos de grupo.

Palavras-chave : Multiplicação dramática; psicodrama; psicoterapia de grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )