SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Public psychodrama: a social project in CampinasWhy organise public psychodramas? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

ZAMPIERI, Ana Maria Fonseca. Psicodramas públicos: por que e para quê?. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 41-47. ISSN 2318-0498.

A autora descreve rapidamente suas experiências de trinta e três anos em psicodramas públicos para embasar essas propostas de intervenção psicoterápica e educacional. Ressalta a proposta moreniana como revolucionária, eficaz e contemporânea para o trato de temas cotidianos pouco explicitados na conserva cultural, de fundamental importância para a educação e saúde públicas como: violências, sexualidade, preconceitos, catástrofes, desastres, homo e bifobias, entre outros. Fundamenta a necessidade do psicodrama público na educação e saúde através de reflexões pós resultados clínicos e de pesquisas com diferentes grupos, em diferentes níveis socioculturais. Ressalta o por quê e o para quê dos psicodramas públicos, através da força para uma imunidade psíquica, resiliência e saúde que eles favorecem.

Keywords : Psicodrama público; resiliência; saúde; educação; imunidade psíquica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )