SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Por que realizar psicodramas públicos?Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GULASSA, Daniel C.R.. "Tire-me desta, mas daqui não me deixe sair"! Hospitalismo: Reflexões sobre o drama da ( co) depedência em instituição psiquiátrica. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 57-71. ISSN 2318-0498.

Este artigo visa desenvolver uma compreensão do fenômeno do hospitalismo pela perspectiva da socionomia - sua definição, fatores sociodinâmicos que facilitam sua ocorrência e recursos sociátricos como forma de tratamento. O hospitalismo, como condição social, grupal e individual que se manifesta em cenário institucional, caracteriza-se pela ênfase numa relação entre quem tem dificuldades (dependente, inadaptado, impotente) e quem sabe como administrar as dificuldades (codependente, onipotente). Na condição de sistema fechado em ambiente hospitalar, papéis são vividos de forma enrijecida por pacientes - no caso psiquiátricos -, familiares e técnicos. Sociodrama institucional, grupo temático de desligamento e acompanhamento terapêutico são apresentados como recursos para a superação do fenômeno, com ganhos para a equipe técnica, pacientes, familiares e comunidade.

Palavras-chave : Hospitalismo; psiquiatria; codependência; acompanhamento terapêutico; sociodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )