SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2"Tire-me desta, mas daqui não me deixe sair"! Hospitalismo: Reflexões sobre o drama da ( co) depedência em instituição psiquiátricaAs emoções e os transtornos depressivos. O teatro do perdão como palco de resgates índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

RAMOS, Antonia Lucia Leite. Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 73-84. ISSN 2318-0498.

Este artigo tem o objetivo de compreender como a ludicidade e o sociodrama (ludodrama) podem contribuir para a formação e/ou melhoria dos vínculos entre os sujeitos da práxis pedagógica, favorecendo a convivência e a aprendizagem. A reflexão utiliza, como recurso ilustrativo, uma pesquisa de intervenção realizada em uma escola pública na cidade de Salvador/BA, com dois grupos de estudantes do ensino fundamental. O ludodrama é uma prática educativa que surge da junção da ludicidade com o sociodrama e tem, por princípio, a plenitude da experiência e a ação-reflexão-ação, vivenciadas nas práticas lúdicas e sociodramáticas. Os fundamentos teóricos que sustentaram a pesquisa prática procedem do ideário de Jacob Levi Moreno, Cipriano Luckesi e Paulo Freire. Os resultados apontam que o ludodrama encoraja o grupo, por meio de práticas lúdicas e sociodramáticas, a uma vivência plena e traz a possibilidade de formação dos vínculos através de um trabalho lúdico, reflexivo, contextualizado, ajudando a solucionar os problemas num clima de jogo e liberdade.

Palavras-chave : Prática pedagógica; ludicidade; sociodrama; vínculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )