SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Emotions and depressive disorders. The theatre of forgiveness as a stage for recoveryYouth and the first work experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

LANDINI, José Carlos. A ausência de questões ligadas à sexualidade na obra de Moreno: The absence of issues related to sexuality in Moreno's work. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 101-111. ISSN 2318-0498.

O autor procura refletir sobre a ausência da sexualidade na obra de Moreno. Estimulado pelo trabalho terapêutico e após ter visitado a cidade de Pompeia, na Itália, e o Museu de Arte Precolombino, em Santiago do Chile, onde havia uma exposição sobre a tribo Moche, que viveu no Peru do século I ao VIII, e trazendo bibliografias sobre a sexualidade destes povos, foi possível notar semelhanças de costumes destas populações, tão distantes no tempo e espaço uma da outra, e ainda a extensa bibliografia do Egito. Estes conhecimentos, somados às mudanças revolucionárias da sexualidade feminina, a partir do final do século XIX e início do XX, deram ânimos ao autor para refletir sobre o tema e escrever este artigo, por certo polêmico. Embora Moreno se sustente teoricamente no binômio espontaneidade/criatividade, o autor sempre sentiu falta de como age o sexo na personalidade humana, pois, sua prática, sem espontaneidade e criatividade, torna-se vazia; mas, e na formação da pessoa, ele tem algum valor, alguma função? Respondo que sim, se Freud o fez como centro da personalidade e na formação do EU, Moreno o ignorou, sendo sobre isto que o autor se propõe a refletir.

Keywords : Sexo sagrado; espontaneidade; sexo na humanidade; socionomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )