SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2A ausência de questões ligadas à sexualidade na obra de Moreno: The absence of issues related to sexuality in Moreno's workAbout the need to dream: The barbarian invasions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

MONTEIRO, Rodrigo Padrini  and  VALE, Zoé Margarida Chaves. O jovem e a primeira experiência de trabalho. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp. 113-124. ISSN 2318-0498.

Este artigo apresenta um estudo sobre a relação existente entre o jovem e a vivência de sua primeira experiência de trabalho, buscando a compreensão dos fatores envolvidos nesse processo à luz do psicodrama e de outras pesquisas sobre o assunto, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre a juventude e a socionomia. A pesquisa- teórica e empírica- busca identificar os sentidos do trabalho para o jovem e as influências da sua primeira experiência na constituição de sua identidade. Foi possível estabelecer conexões entre os resultados obtidos e a teoria psicodramática, apontando para um campo fértil de conhecimento e pesquisa em relação à categoria trabalho na perspectiva da socionomia.

Keywords : Psicodrama; jovem; trabalho; matriz de identidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )