SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? Psicodrama e consumoPra quem quiser... pra todo mundo usar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

COLOMBO, Maristela. Modernidade: a construção do sujeito contemporâneo e a sociedade de consumo. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 25-39. ISSN 2318-0498.

Diante de tantas mudanças, este artigo propõe uma discussão para entender de que forma o sujeito contemporâneo é influenciado pelas transformações do mundo moderno e como se constitui através delas. Propõe suscitar debates sobre a sociedade contemporânea como geradora do mal-estar na civilização e sua contribuição em situações, potencialmente, de risco nos contextos individual, social, profissional e familiar, bem como debater os efeitos da modernidade sobre o sujeito contemporâneo, como este é afetado por situações que muitas vezes desconhece, mas que são consequências do tempo no qual existe. Tempo agressivo e impiedoso, que somente dá passagem para os que podem consumir e os que se encontram em situações ditas "normais" e "legais".

Palavras-chave : Modernidade; sujeito contemporâneo; sociedade de consumo; conservas culturais e modernidade líquida; contemporaneous citizen.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )