SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Pra quem quiser... pra todo mundo usarO psicodrama na universidade: contribuições morenianas à psicoterapia em uma clínica-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ROMANA, María Alicia. Sociedade de controle e pedagogia psicodramática. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 57-70. ISSN 2318-0498.

Com a intenção de mostrar por que a Pedagogia Psicodramática constitui instrumento pedagógico apropriado para enfrentar as características da sociedade atual, este artigo convida a encontrar o todo no fragmento e no detalhe. Para tanto, oferece conceituações que solicitam uma nomenclatura adequada e microanálises decorrentes, de forma a constituir uma composição que convoca saberes provenientes de outras ciências sociais, além da educação em conjunto com as vozes fraternas dos professores. Nele a autora aborda a prática educativa que chamamos pedagogia psicodramática, arrisca opiniões sobre o sistema em que vivemos, merecedor do nome de sociedade de controle, e aproxima breves relatos como amostras concretas de situações de aprendizagem para chegar a considerações conclusivas, com base nos princípios valorizados no corpo do artigo.

Palavras-chave : Sociedade de controle; pedagogia psicodramática; educação; microanálises; fragmentos de sentido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )