SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Sociedade de controle e pedagogia psicodramáticaIntervenção sociodramática breve operacionalizada (ISBO) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GONCALVES, Ciro de Oliveira  e  PERES, Vannúzia Leal Andrade. O psicodrama na universidade: contribuições morenianas à psicoterapia em uma clínica-escola. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 71-92. ISSN 2318-0498.

Diante da visibilidade da polarização do debate acadêmico, marcada de um lado pelo paradigma behaviorista e, de outro, pelo psicanalítico, este texto tem como intuito trazer os resultados de uma reflexão feita em uma clínica-escola de Psicologia sobre as contribuições de J. L. Moreno à psicoterapia, nas suas considerações sobre o tempo, o espaço, a realidade e o cosmo, especialmente marcadas por psicodramatistas contemporâneos. A análise e a interpretação dos resultados de um atendimento realizado no decorrer dos Estágios I e II, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, reafirmam a riqueza da criação moreniana e apontam para o valor da construção de um debate, no espaço de formação do psicólogo, em que se sustente a contribuição dos vários saberes da ciência psicológica, na tensão de suas contradições e similaridades.

Palavras-chave : Clínica-escola; estágio em Psicologia; debate acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )