SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Psicodramas públicos e teatro de reprise: Alice em busca do país da liberdade e da transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

RIBEIRO, Listhiane Pereira  e  VALE, Zoé Margarida Chaves. Um olhar sociopsicodramático sobre as concepções de beleza em famílias negras. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.1, pp. 173-193. ISSN 2318-0498.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as concepções de beleza que integram a identidade de duas famílias negras mineiras: uma quilombola (matriarcal) e uma irmandade católica (patriarcal). Partindo do pressuposto que a concepção de beleza se relaciona com a identidade coletiva, foram investigados os aspectos históricos, culturais e de identidade social e familiar que influenciavam as concepções de beleza, com fundamentação nos conceitos do Psicodrama e nas intervenções etnodramáticas realizadas por J. L. Moreno, assim como em estudos filosóficos e culturais-feministas sobre a beleza e a corporeidade. Foi realizada uma pesquisa-ação através de entrevistas, observação participante e intervenções sociodramáticas - o etnodrama - com ambas as famílias. Os resultados revelaram aspectos comuns - padrões éticos de dignidade nas relações interpessoais - e diferenciados nos dois tipos de família. A família de irmandade católica, centrada na autoridade patriarcal, enfatizou a "beleza interior" e os aspectos relacionais como harmonia, união, aceitação e paciência nas relações intrafamiliares. Na família quilombola, centrada na autoridade matriarcal, a beleza se "exteriorizou" na cor da pele e no aprendizado das mulheres em se fazerem e se sentirem bonitas, alicerçado na força dos cuidados e do amor da matriarca. Esta pesquisa, ao retomar análises morenianas do problema étnico-racial, pode contribuir para estudos antropológicos em Psicodrama.

Palavras-chave : Beleza; psicodrama; etnodrama; quilombo; irmandade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )