SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Cinema, subjetividade e psicodramaPáginas que se espelham: ensaio inicial sobre psicodrama e literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GONZALEZ, António-José. Das relações entre espontaneidade, saúde e doença. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 39-51. ISSN 2318-0498.

Após enquadramento do termo "espontaneidade", é explorada a definição dada a este por J. L. Moreno. Segue-se uma apresentação do "Spontaneity Assessment Inventory" (SAI) e sua versão revista (SAI-R), desenvolvidos por David Kipper e colaboradores, bem como de alguns dos resultados obtidos em estudos que correlacionaram os resultados nestes inventários com diversos outros construtos ligados à saúde e aos diversos tipos de sintomatologias e sofrimentos de ordem psíquica e física. Por fim, o autor apresenta um conjunto de investigações levadas a cabo por colaboradores, correlacionando os resultados obtidos com a versão portuguesa do SAI-R e diversas outras variáveis associadas ao bem-estar, à autoestima, às variáveis de personalidade, à presença de doenças ou indicadores do foro psicossomático, como psoríase e lúpus, e à impulsividade.

Palavras-chave : Moreno; espontaneidade; bem-estar; autoestima; alexitimia; psoríase; lúpus; personalidade; impulsividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )