SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Páginas que se espelham: ensaio inicial sobre psicodrama e literaturaRestabelecendo o poder de agir: atendimento grupal para assediados moralmente no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

WALDL, Robert. Raízes do encontro na psicoterapia: a influência de J. L. Moreno na filosofia dialógica de Martin Buber. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 69-93. ISSN 2318-0498.

O Resumo desse Artigo de Reflexão é a sua apresentação pelo Psicodramatista José Fonseca. Na década de 70 defendi uma tese de doutorado que versava sobre as correlações filosóficas entre Martin Buber e J. L. Moreno. As conclusões apontavam para o fato de que ambos foram influenciados pelo hassidismo e pela cabala, apesar da maioria dos autores consultados darem a Buber o pioneirismo do conceito de Encontro. Ao ler o texto de Robert Waldl, o leitor poderá calcular o impacto que suas revelações me causaram. Ele não somente afirma que Moreno escreveu antes de Buber sobre o conceito de Encontro (Einladung zu einer Begegnung, 1914), como defende que o último foi diretamente influenciado pelo estilo e linguagem de Moreno em seu livro Eu e Tu (1923). Em uma troca de correspondência, Waldl contou-me que quando Moreno emigrou para os Estados Unidos, em 1925, deixou uma caixa para que seu irmão mais novo a levasse, posteriormente, para lá. William levou, mas Moreno jamais a resgatou. Em 2006, muito tempo depois da morte dos dois, a caixa foi finalmente aberta. Entre outros papéis, encontrava-se a cópia de uma carta de Moreno a Buber, datada de 1919, atestando que enviava a revista Daimon, nº 4. Segundo Waldl, exatamente este número contém um artigo de Moreno que Buber teria utilizado "quase palavra por palavra" para escrever trechos sobre o Encontro, alguns anos depois. Esses dados desconstroem algumas verdades sobre a correlação entre o pensamento de Moreno e Buber, abrem novas indagações sobre os conceitos filosóficos dos dois, e dão destaque ao pioneirismo do criador do psicodrama.

Palavras-chave : Psicodrama; Moreno; Buber; encontro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )