SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O psicodrama e o atendimento aos autores de violência sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

REBOUCAS, Rosana. A técnica de construção de imagem com tecidos no psicodrama com púberes. Rev. bras. psicodrama [online]. 2012, vol.20, n.2, pp. 141-155. ISSN 2318-0498.

Este trabalho propõe abordar a técnica de construção de imagem com tecidos proposta por Jaime G. Rojas-Bermúdez no psicodrama com púberes. A experiência clínica foi tomada como meio para avaliar esse tipo de intervenção. Entre os recursos literários pesquisados não foram encontradas referências ao uso da técnica na puberdade. Foram retomadas algumas considerações sobre a puberdade, trazendo essa concepção à luz da "Teoria do Núcleo do Eu". Outros autores aparecem transversalmente para fundamentar aspectos do desenvolvimento humano típico desse estágio, em seguida, são apresentadas a técnica de construção de imagens e sua fundamentação teórica, buscando fazer uma conexão com a puberdade e conclui-se com a ilustração clínica e seus resultados, abordando aspectos favoráveis e desfavoráveis dessa forma de intervenção com esse tipo de cliente.

Palavras-chave : Puberdade; psicodrama; psicoterapia; imagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )