SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Intervenção sociopsicodramática: forma particular de exercício do poder político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

BORGONOVI, Ana Carolina; GARCIA, Ana Cristina Rosa  e  PARRO, Cynthia Maria. Socionomia e Seleção em uma organização do segmento financeiro. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 11-23. ISSN 2318-0498.

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso de processo seletivo realizado em uma organização do segmento financeiro, em que foram utilizados técnicas e métodos da socionomia. Nesse processo foi possível trabalhar o papel profissional e as relações de poder que o permeiam. De forma criativa e espontânea foi possível repensar e recriar papéis institucionais, além de realizar diagnósticos das relações e dos processos organizacionais. Foram propostas atividades individuais e grupais de caráter lúdico e também com foco no papel profissional. Nesse formato, a seleção não só identifica pessoas para determinados cargos, como também passa a engendrar transformações institucionais, ao possibilitar a recriação e a ressignificação de papéis profissionais e permitir a realização de diagnósticos organizacionais.

Palavras-chave : Socionomia; Grupo; Relações de poder; Seleção; Papel institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )