SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Socionomia e Seleção em uma organização do segmento financeiroHomens e mulheres envolvidos em violência e atendidos em grupos socioterapêuticos: união, comunicação e relação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

KIM, Leila Maria Vieira. Intervenção sociopsicodramática: forma particular de exercício do poder político. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 25-38. ISSN 2318-0498.

Neste artigo, a autora questiona o lugar de esconderijo do verdadeiro drama, que precisa ser desvelado pelas intervenções sociopsicodramáticas. Para isso, busca o significado do poder político nas práticas sociais e sua legitimação por meio do poder do conhecimento. Considera a necessidade de criação de "espaços de locução" onde o psicodramatista possa aprender a construir a autogestão do conhecimento junto com a sociedade civil e apoiado pelo Estado. Propõe um projeto inovador de intervenção sociopsicodramática com um modelo de ações construtivas, que impulsiona um processo de conscientização da população, contribuindo para a implementação de um plano político; com condições projetuais aplicadas em limites espaçotemporais e a construção estratégica para ampliação irradiada desses efeitos no social e no tempo.

Palavras-chave : Intervenção social; Poder político; Sociedade civil; Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )