SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Homens e mulheres envolvidos em violência e atendidos em grupos socioterapêuticos: união, comunicação e relaçãoPsicoterapia Psicodramática grupal em clínica privada: terapeutas e seus desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MORIN, Pâmela V.  e  HADLER, Oriana H.. Mosaico de vidas: reflexões sobre sociopsicodramas na saúde coletiva. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 55-66. ISSN 2318-0498.

O presente trabalho é produto de uma experiência de estágio em Psicologia com um grupo de mulheres diagnosticadas como depressivas, usuárias de Unidade Básica de Saúde de um município da região noroeste do Rio Grande do Sul. Apontamos como principais reflexões a busca por possibilidades de intervenção que venham libertar papéis cristalizados em torno de um diagnóstico. Nesse sentido, destacamos as contribuições da filosofia moreniana, no momento em que incitam o aflorar da espontaneidade e a ruptura com conservas sociais hegemônicas. Assim, foi possível observar quanto o ambiente público da atenção básica tornou-se um espaço de invenção que aposta na potencialidade do ser humano, partindo de um trabalho com ideais de uma clínica ampliada embasada na teoria Sociopsicodramática.

Palavras-chave : Sociopsicodrama; Políticas públicas de saúde; Clinica ampliada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )