SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mosaico de vidas: reflexões sobre sociopsicodramas na saúde coletivaConsiderações sobre o processo de orientação de monografia em Psicodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

FREITAS, Ana Paula de  e  RUSSON, Antonio Luis Tychonski. Psicoterapia Psicodramática grupal em clínica privada: terapeutas e seus desafios. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 67-80. ISSN 2318-0498.

Este trabalho investigou como a Psicoterapia Psicodramática Grupal tem acontecido nas clínicas privadas de dez psicoterapeutas brasileiras de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Entre outras categorias criadas a partir da análise dos conteúdos das respostas, foram analisados o tempo de atuação e a idade dessas profissionais Tem havido dificuldades na criação e na manutenção de grupos psicoterapêuticos, em virtude de fatores como dificuldades relacionadas aos próprios clientes, às condições socioeconômicas e culturais, e ao próprio psicoterapeuta. A psicoterapia de grupo em clínicas privadas deverá ser reconfigurada para que possa se difundir mais, atingindo, assim, uma parcela ainda maior da população que busca ajuda profissional para os relacionamentos interpessoais. Cabe aos psicoterapeutas psicodramatistas continuar acreditando no potencial terapêutico dos grupos, para recriá-lo em nossos tempos.

Palavras-chave : Psicoterapia; Grupo; Psicodrama; Clínica privada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )