SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Psicoterapia Psicodramática grupal em clínica privada: terapeutas e seus desafiosViolência de gênero. Testando um modelo: espontaneidade, bem-estar psicológio e depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GULASSA, Daniel C. R.; ZYLBERSTAJN, Cecília; MASSONI, Cristine G.  e  NONOYA, Denise Silva. Considerações sobre o processo de orientação de monografia em Psicodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 81-94. ISSN 2318-0498.

A literatura científica é escassa no que se refere aos aspectos subjetivos que influenciam as relações de orientador, orientando e parecerista, no processo de elaboração da produção teórica nos cursos de pós-graduação lato sensu. Considerando essas relações como determinantes para que o sujeito complete ou não sua pós-graduação, o intuito do texto é trazer à luz a alguns aspectos identificados a partir da literatura disponível, além de efetuar uma leitura socionômica do fenômeno referido. Com isso, pretendemos instrumentalizar os atores em questão para que logrem cuidar deste processo, a partir de uma perspectiva relacional, a fim de diminuir a ocorrência de desistências de entrega de monografias, e, dessa maneira, incrementar ainda mais o conhecimento científico e socionômico.

Palavras-chave : Monografia; Orientação; Psicodrama; Pós-graduação lato sensu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )