SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Literatura da recusa: protagonismo e resistênciaO mapa mundi do aqui e agora: um olhar socionômico e a sociometria imediata e compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

COSTA, Florença Ávila de Oliveira  e  MARRA, Marlene Magnabosco. Famílias brasileiras chefiadas por mulheres pobres e monoparentalidade feminina: risco e proteção. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 141-153. ISSN 2318-0498.

Tendo em vista que o Censo Brasileiro (2010) revelou uma variedade de arranjos domésticos e de configurações familiares, entre os quais a presença de famílias pobres monoparentais femininas, com significativa prevalência, resolvemos pesquisar os fatores de risco e de proteção dessas famílias. Formulamos alguns objetivos, como: identificar os dilemas, as dimensões e as problematizações do cotidiano dessas famílias; descrever e refletir sobre o seu funcionamento e a sua dinâmica; identificar processos e ressaltar fatores apontados como de risco e de proteção por vários autores, como Yunes, Szymansky, Junqueira, Deslandes, Pesce, Assis e Poletto, identificar como esses fatores interatuam e propor que essas reflexões sirvam como subsídio teórico/prático para quem trabalha com Psicodrama.

Palavras-chave : Famílias brasileiras; Monoparentalidade feminina; Risco; Proteção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )