SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Psicodrama como ação pedagógica no currículo do ensino fundamental em escolas da amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

AGUIAR, Moysés. Teatro-debate em la reina. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 11-26. ISSN 2318-0498.

Neste artigo, o autor apresenta as características do teatro-debate, um formato de teatro espontâneo, ilustrando-as com o relato de uma sessão em que se evidenciam alguns questionamentos. São apresentadas informações históricas, o contexto da proposta e a correlação com outras formas de trabalho na área. O formato em questão consiste em propor ao público o debate de um tema, anunciado previamente ou decidido no momento. Os procedimentos buscam fazer a passagem gradativa de uma abordagem verbal tradicional para uma abordagem cênica, na qual o público improvisa, atuando ele próprio no palco, uma história que apresenta analogicamente seus questionamentos e sentimentos. O evento tem como facilitadores um diretor e uma trupe de atores treinados, cujo objetivo é estimular a participação do público.

Palavras-chave : Teatro espontâneo; Teatro-debate; Sociodrama; Axiodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )