SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Teatro-debate em la reinaSociodrama com adolescentes: revelações para o cuidar em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

BAREICHA, Paulo. Psicodrama como ação pedagógica no currículo do ensino fundamental em escolas da amazônia. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 27-39. ISSN 2318-0498.

Pela primeira vez no Brasil a educação integral está sendo instituída como política pública de âmbito federal. Esta pesquisa foi realizada por consórcio interuniversitário e solicitada pelo Ministério da Educação. O objetivo foi mapear as experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Foram utilizados questionários, respondidos por 2.112 municípios brasileiros e pesquisa qualitativa em 20 municípios. Destacamos os resultados de Guarantã do Norte, MT, Palmas, TO, e Santarém, PA, onde foram observadas práticas de Sociodramas e teatros espontâneos, além de repertório em bibliotecas. O Psicodrama compõe a matriz curricular de escolas de educação integral do ensino fundamental na Amazônia, firmando-se como referência teórica e metodológica na educação de crianças e jovens.

Palavras-chave : Educação Integral; Ensino Fundamental; Currículo; Psicodrama; Sociodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )