SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Psychodrama as a pedagogical action tool in the curriculum of elementary schools in AmazonasPsychodrama psychotherapy: a diagnostic and treatment tool for depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

GONCALVES, Yadja do Nascimento  and  GOMES, Annatália Meneses de Amorim. Sociodrama com adolescentes: revelações para o cuidar em saúde. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 41-52. ISSN 2318-0498.

A adolescência é uma elaboração social; é a fase de desenvolvimento da identidade e afirmação da autonomia das pessoas - condições vitais para o exercício da cidadania, dos múltiplos direitos e do cuidado em saúde. O objetivo deste estudo é compreender as percepções dos adolescentes sobre a experiência de adolescer com base no referencial sociodramático. Trata-se de uma intervenção qualitativa em saúde com adolescentes-pacientes do ambulatório de Pediatria de um hospital público. A proposta sociodramática contribuiu para a reflexão da prática profissional a partir de uma perspectiva integradora da adolescência no âmbito da saúde coletiva. Aponta-se a importância deste método no contexto hospitalar como facilitador da livre expressão dos sujeitos, no resgate da autonomia e do protagonismo no cuidado de si.

Keywords : Sociodrama; Adolescência; Psicologia hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )